Crônica de um país vergonhoso

Ontem à noite, um dos palestrantes do TEDx Amazonia, José Claudio Ribeiro, foi assassinado junto com sua esposa, Maria do Espirito Santo, quando voltava para casa, no Asssentamento Agroextrativista Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna, no sul do Pará.

Este post não tem anda a ver como moda. Ou será que tem?

José Claudio Ribeiro era castanheiro e vivia da extração de castanhas e outras frutas na floresta. O lugar onde morava é protegido por lei e o corte de árvores, ilegal. Assim, Zé Claudio negava-se a negociar as árvores com os madereiros da região. A pressão era grande: muita gente já tinha abandonado o assentamento e vendido, ilegalmente, as terras. Zé Claudio denunciava os crimes e, por isso, as ameaças eram constantes. Sua palestra no TEDxAmazônia conta exatamente essa história. Num trecho, ele diz: “A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo”. E fizeram.

Num outro trecho, ele faz um apelo. Pede para que as pessoas, ao comprar madeira ou produtos feitos com matéria-prima da floresta, verifiquem a certificação, a procedência do material. Porque enquanto houver gente consumindo sem critério, haverá gente explorando a natureza de modo irresponsável, ganancioso e vil.

Essa cadeira com belo design que enfeita a sala elegante, esse óleo vegetal precioso que combate as rugas e amacia a pele… Será que você sabe de onde eles vieram?

Vale rever a palestra e pensar um pouco no tipo de responsabilidade que temos como consumidores. O homem de fala simples morreu pela floresta, enquanto nós nos sentamos em nossas comodidades

Unhappy Hipsters, blog de humor para rir e pensar

Nada como começar a segunda-feira com uma dose de humor e sarcasmo. E neste quesito, meu blog favorito (na verdade é um tumblr, mas isso não faz diferença) é o Unhappy Hipsters, cujo slogan é It’s Lonely in the Modern World.

Quem tem um razoável conhecimento da língua inglesa vai rir com os comentários ácidos feitos sobre imagens “trendy” que glorificam o design e o lifestyle. Com tiradas mais ou menos sarcásticas, o site questiona valores muito em voga ultimamente, como a prevalência dos parâmetros estéticos aos humanos.

Quem quiser destilar sua própria crítica à modernidade hipster pode enviar imagens e frases. O site aceita colaborações, desde que as fotos sejam creditadas corretamente e as fontes, citadas.

Aqui, um dos posts recentes:

Eventually they’d find a way back in. (Odds on the dog.)

(Photo: Ye Rin Mok; Dwell)

 

Domingueira animada com BLA BLA

Feito por Vincent Morisset, BLA BLA é um filme de animação interativo para computador. A partir das ações do espectador, os seis capítulos da história desvendam questões fundamentais da comunicação humana, como o aprendizado da linguagem e a expressão das emoções. E o faz de forma lúdica, simples e até desconcertante.

UPDATE: Infelizmente não dá mais para interagir com os personagens criados por Vincent Morisset e Caroline Robert, pois o site era feito em Flash, tecnologia que foi descontinuada. Mas dá para ver como a coisa funcionava no vídeo abaixo. 

UPDATE 2: Em 15.03.2012 Bla Bla ganhou o Prêmio de Interatividade no SXSW.

Dica deliciosa da Flavia Fiorillo, do blog Mamãe Sabe Tudo.

Novo filme da D’Arouche

Já está no ar Reflexion, novo filme da D’Arouche, marca urbana e cool de David Pollack e Carolina Glidden-Gannon. Peças sofisticadas de moletom, malha e seda contracenam com rendas finíssimas e arranjos funéreos de flores, num clima denso e misterioso. Confira no site ou na loja!

A D’Arouche fica na alameda Franca 1349, tel. 11 3083-0144, Jardins, São Paulo, SP

Look de outono-inverno 2011 D'Arouche

Domingueira com bela sonoridade – Cellardoor

Prestes a zarpar para uma viagem de férias, fui surpreendida por este vídeo da música YY, do Cellardoor, projeto solo de André Graciotti, que também é guitarrista do terrorturbo.

Achei o nome intrigante e ao pesquisar, descobri que cellardoor (palavra que denomina porta de adega) é uma expressão tida como das mais belas da língua inglesa, em termos de sonoridade. Há inclusive uma citação dela no filme cult Donnie Darko.

Novo em folha, o vídeo tem direção e edição de André Graciotti e Fernando Sciarra, que assina também a fotografia. Enjoy!