Nesta sexta-feira, irei participar do projeto NOVO – Expressão de Moda, criado pelas designers Carolina Semiatzh e Teca Pasqua.
Segundo o press release, a ideia é “agregar valor às criações de novos artistas e abrir espaço para diferentes formas de expressão da moda. Serão expostos trabalhos fotográficos, vídeos, performances, ilustrações, roupas e acessórios. Todas as obras passaram pela curadoria do artista Maurício Ianês e do estilista Ronaldo Fraga”. Em paralelo, acontecem palestras e debates (a entrada é gratuita) com o intuito de provocar reflexões sobre a moda contemporânea.
A exposição vai de 12 a 24 de março, de segunda a sábado, das 10 às 18 horas (para saber tudo sobre as obras e artistas, acesse a página do evento no Facebook). As palestras rolam nos dias 12 e 13, das 17 às 19:30hs (veja mais detalhes a seguir).
Dia 12, sexta-feira
(17h – 18h)
Palestra: “Distribuindo Cultura Brasileira”, por Rose Andrade
Na palestra, a convidada apresenta suas fontes de pesquisa e o processo criativo para a elaboração do caderno de tendências “+B”, da ABEST, destinado a divulgar a imagem do pais no exterior.
(18:30h – 19:30h)
Debate: “Pronto‐para‐vender”, por Ricardo Oliveiros (Mediador), Biti Averbach, Vitor Angelo, Viviane Pedroso (ZARA), Luís Carlos Lhacer (fotógrafo) eCaito Maia (Chilli Beans)
Uma abordagem sobre a resistência do expectador à criação de veia mais autoral e menos comercial. Porque o “pronto‐para‐vestir” se tornou também pronto para pensar e digerir? Qual o papel da crítica e da cultura de moda no processo de aceitação do trabalho popularmente conhecido como “conceitual”? Qual a razão da diminuição do espaço experimental em favor da venda?
Dia 13, sábado
(18:30h – 19:30h)
Debate : “Transitando por questões: o paradoxo das novas gerações”, por Kathia Castilho (Mediadora), Rosane Preciosa e Marion Velasko
Discussão sobre a relação simbiótica entre “identidade da nova geração” e “identidade de moda”. Como essa relação consolida ‐ ou não ‐ a democratização da cultura de moda no Brasil? Como essa nova geração encontra e identifica seus trânsitos entre o conhecido e o novo? Como se portam frente a questões como a dissolução de barreiras entre diferentes universos criativos, a opressão da linguagem pelo produto e a mitificação de um estereótipo brasileiro?
Local: Espaço aeiou
Rua Fidalga, 548 Vila Madalena, São Paulo
Email: novo.expressão@gmail.com
Tel. (11) 7901-0610 e 7901-0611
Blog: http://novodonovo.wordpress.com/
Passa lá, acho que vai ser bem legal!