NOVO – Expressão de Moda

Nesta sexta-feira, irei participar do projeto NOVO – Expressão de Moda, criado pelas designers Carolina Semiatzh e Teca Pasqua.

Segundo o press release, a ideia é “agregar valor às criações de novos artistas e abrir espaço para diferentes formas de expressão da moda. Serão expostos trabalhos fotográficos, vídeos, performances, ilustrações, roupas e acessórios. Todas as obras passaram pela curadoria do artista Maurício Ianês e do estilista Ronaldo Fraga”. Em paralelo, acontecem palestras e debates (a entrada é gratuita) com o intuito de provocar reflexões sobre a moda contemporânea.

A exposição vai de 12 a 24 de março, de segunda a sábado, das 10 às 18 horas (para saber tudo sobre as obras e artistas, acesse a página do evento no Facebook). As palestras rolam nos dias 12 e 13, das 17 às 19:30hs (veja mais detalhes a seguir).

Dia 12, sexta-feira

(17h – 18h)
Palestra:  “Distribuindo Cultura Brasileira”, por Rose Andrade
Na  palestra,  a  convidada  apresenta  suas  fontes  de  pesquisa  e  o processo  criativo  para  a elaboração do caderno de tendências “+B”, da ABEST, destinado a divulgar a imagem do pais no exterior.

(18:30h – 19:30h)
Debate: “Pronto‐para‐vender”, por Ricardo Oliveiros (Mediador), Biti Averbach, Vitor Angelo, Viviane Pedroso (ZARA), Luís Carlos Lhacer (fotógrafo) eCaito Maia (Chilli Beans)
Uma  abordagem  sobre  a  resistência  do  expectador  à  criação  de  veia  mais  autoral  e  menos  comercial.  Porque  o  “pronto‐para‐vestir”  se  tornou  também  pronto  para  pensar  e  digerir?  Qual  o  papel  da  crítica  e  da  cultura  de  moda  no  processo  de  aceitação  do  trabalho  popularmente  conhecido  como  “conceitual”?  Qual  a  razão  da  diminuição  do espaço experimental em favor da venda?

Dia 13, sábado

(18:30h – 19:30h)
Debate : “Transitando por questões: o paradoxo das novas gerações”, por Kathia Castilho (Mediadora), Rosane Preciosa e Marion Velasko
Discussão  sobre  a  relação  simbiótica  entre  “identidade  da  nova  geração” e  “identidade de moda”. Como essa relação consolida ‐ ou não ‐  a democratização da cultura de moda  no  Brasil?  Como  essa  nova  geração  encontra  e  identifica  seus  trânsitos  entre  o  conhecido  e  o  novo?  Como  se  portam  frente  a  questões  como  a  dissolução  de  barreiras  entre  diferentes  universos  criativos, a opressão da linguagem pelo produto e a mitificação de um estereótipo brasileiro?

Local: Espaço aeiou
Rua Fidalga, 548 Vila Madalena, São Paulo
Email: novo.expressão@gmail.com
Tel. (11) 7901-0610 e 7901-0611
Blog: http://novodonovo.wordpress.com/

Passa lá, acho que vai ser bem legal!