Genial a ideia da revista canadense THEBLOCK de fazer um editorial de moda só com bonecas de pano. A tarefa ficou a cargo do bonequeiro Andrew Yang que recriou os looks da coleção Primavera-Verão 2010 de grifes como Lanvin, Marc Jacobs, Rick Owens, e Ann Demeulemeester. As imagens são de Dan Forbes.
Além de aceitar encomendas personalizadas, como a da revista, o artista desenvolve regularmente uma linha de bonecas chamada Kouklitas – palavra em grego que significa “bonequinhas”. Todas elas tem rostos pintados à mão, histórias pessoais e roupas confeccionadas com tecidos de qualidade e técnicas de alta-costura. Afinal, Yang é formado em moda e trabalhou como assistente de estilo por alguns anos, em Nova York.
Se você estiver babando por uma kouklita, considere a hipótese de desembolsar, no mínimo, uns 800 dólares. Prova de que roupas de luxo custam os olhos da cara, qualquer que seja a escala de tamanho!
Isso me fez lembrar que o estilista Jum Nakao fez algo similar em seu catálogo de Primavera-Verão 2003/2004. A diferença é que ele usou bonecas de metal, fotografadas em maquetes meticulosamente construídas. O catálogo, em formato de um livro antigo, guardava no seu interior 15 lâminas de papel, como esta que você abaixo. Um dos meus tesouros!
Foto: Sandra Bordim
(via Tavi)