Veja, a seguir, 7 coisas ecologicamente corretas e inusitadas, feitas de bambu. E uma fraude!
A primeira maravilha feita de bambu é este pequeno carro elétrico criado pelos alunos da Universidade de Kyoto.
Clique nas imagens abaixo para ver as outras 6 peças!
[nggallery id=20]
Agora vamos à questão polêmica! Segundo informações do site Ecotece, todos os tecidos “feitos de bambu”, são uma fraude. A explicação é técnica: o bambu é feito de fibras pequenas demais para compor um fio têxtil. Os “tecidos de bambu” são, na verdade, feitos de viscose.
“Acontece que a fibra de viscose é uma fibra artificial, obtida por um processo químico inventado há mais de 100 anos e que usa um produto altamente tóxico chamado de dissulfeto de carbono”.
“Como no mundo inteiro o bambu goza de uma reputação de produto natural e ecológico (com toda razão, por sinal), algum comerciante inescrupuloso teve a infeliz idéia de divulgar os tecidos feitos de viscose como sendo feitos de fibra de bambu, escondendo a informação de que depois de transformada em viscose a fibra nada mais tem a ver com bambu. Na verdade, ao comprar um tecido de viscose, é impossível saber qual foi a fibra de celulose usada em sua fabricação. E também, mesmo que pudéssemos descobrir a fibra de origem, isto em nada mudaria as características da viscose, que é artificial e poluidora e não natural e ecológica.” Diz Hans-Jürgen Kleine. Para entender o processo em detalhes, é só acessar este post aqui.
Saiba porque o bambu é um material ecológico:
*O bambu cresce mais rapidamente do que qualquer outra madeira.
*Requer pouca água para o plantio
*As espécies maiores crescem até 1 metro por dia.
*O bambu emite 35% mais de oxigênio do que as outras árvores
*Quando colhido da forma correta, a raiz volta a brotar novamente, coisa que não acontece com a maioria das árvores.
*Há cerca de 1.500 espécies de bambu, crescendo em diferentes tipo de solo e de altitude.
Links: