senac moda informação

senac

Na última quinta-feira (01.10.09) aconteceu a 34ª edição do Senac Moda Informação, evento dirigido a empresários e confeccionistas do setor têxtil que antecipa as tendências de inverno 2010.

E eu fiquei muito feliz por ter sido convidada a participar de uma das palestras (a primeira do dia, logo cedo, às 9:00hs), sobre blogs e moda. Junto comigo, no palco, estiveram MariMoon, a conhecidíssima blogueira de cabelos azuis, apresentadora da MTV; Florian Blot, francês radicado no Brasil que curte moda, é um sneaker freak de carteirinha e escreve no Cafè pour Deux; e Renato Guidolin, figuraço criador da Storvo Inc, marca que vende suas peças online, num blog recheado de posts ligados à cultura street.

Confesso que estava um pouco apreensiva em falar para uma platéia enorme, de cerca de 1.600 pessoas, mas na hora H me acalmei e tudo fluiu bem. Falamos sobre nossas experiências com o blog, o papel desta nova ferramenta na comunicação de moda, a responsabilidade de ser um formador de opinião, e a questão da ética e da monetização, entre outras coisas. Pena que o tempo era curto, pois tínhamos assunto para estender a conversa por horas.

Clique nas imagens para ampliar.

[nggallery id=12]

Em seguida, rolaram as outras palestras programadas, com informações de moda nos segmentos: feminino, masculino, infantil, streetwear, jeanswear, surfwear… tudowear! Eu fiz algumas anotações sobre as tendências de moda feminina para o próximo inverno. Espia!

Cartela de cores: tons neutros empoeirados, especialmente camelo; violáceos e tons de frutas vermelhas, verdes que vão do pinho ao petróleo; azuis como indigo, royal elétrico e marinho; alaranjados apagados, vermelho-tomate e vermelho-sangue; cinzas e mesclas em profusão; cores metálicas; cores elétricas dos anos 80.

Tecidos e materiais: malha bandagem (pense em Hervé Léger), viscolã, elancas pesadas e ponto roma, cetim lavado, sarja acetinada, tecidos com memória, brocados, lamê, jacquards, tapeçarias, rendas, peles e camurças, denin e chambray

Estampas: bichos selvagens (socorro, abriram as portas dos zoo-ilógicos!); formas abstratas, manchados e borrados; art printing e suas pinceladas; clássicos da alfaiataria masculina como pied-de-coq e espinha de peixe, xadrez grunge

Detalhes: muuuitas tachas, paetês, pedrarias e zíperes vão enfeitar/empetacar as peças

Acessórios: seguem as cores, materiais e estampas já descritos acima e em termos de calçados, as formas variam entre abotinados e sapatilhas, saltos altos tipo estaca e flats. Tanto as sandálias, quanto as botas vem com tiras, cintos e fivelas.