Parecia um conto de fadas fashion: algumas marcas, charmosas e bem sucedidas, estavam cansadas de ficarem sozinhas, dando duro para se manter sempre à frente dos concorrentes. Eis que surgiram no horizonte, como nobres cavaleiros, grandes grupos investidores dispostos a capitalizá-las e fazê-las crescer. Celebraram-se os casamentos.
Tempos depois… descobrimos que a lua-de-mel não foi lá essas coisas e que o tesão durou pouco. Marcelo Sommer foi o primeiro a deixar o recinto. Depois, tivemos a saída de Tufi Duek do comando criativo das marcas Forum e da Forum Tufi Duek, que passaram a ser gerenciadas apenas pelo grupo AMC Têxtil. Em seguida, foi a vez de Amir Slama anunciar que estava deixando a Rosa Chá, depois de um período de parceria com a Marisol.
Como na época em que o desquite era um verdadeiro escândalo e condenava o casal (e a esposa, principalmente) à Sibéria social, ninguém toca no assunto. Nada se explica e cada um vai para o seu lado, assobiando baixinho uma canção triste.
Mas a pergunta que não quer calar é: quais são, afinal, as diferenças irreconciliáveis entre o lado criativo e o financeiro? Por que a fórmula tem dado certo no exterior e aqui no Brasil a coisa emperra?
Uma pessoa com quem conversei, que conhece o assunto e pediu para não ser identificada, disse que há um desnível muito grande entre os criadores e o empresários. “Os investidores brasileiros precisam evoluir muito para chegar ao nível dos estilistas”, alfinetou. Falta visão? Falta cultura de negócio de moda? Falta o que?
Quando alguém vai responder a estas perguntas, para que se inicie uma discussão séria e produtiva que possa levar a um amadurecimento e a uma solução?
Enquanto as respostas não vêm, vamos passear no bosque, vendo estas imagens antigas, do catálogo da Forum de 1991, que encontrei no meu acervo.
Peço desculpas pela qualidade precária das imagens. Tive que fotografar o catálogo com condições de luz pouco adequadas.
Ficha técnica:
Criação: Tufi Duek, Miro e Zezé Brandão
Design e direção de arte: Robert Bergman-Ungar
Fotos: Miro
Produção: Forum
Coordenação executiva: Tania Otranto
Cabelo e maquiagem: Fábio Namatame
Locação: Luis N. Passos
Logo mais será veiculada a nova campanha da Forum, com fotos de Terry Richardson e styling de Paulo Martinez, e será interessante comparar o passado e o presente…