a moda e o obsoleto

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“Para minha surpresa, parte de intelligentzia fashion declarou que a palavra tendência está obsoleta. Sendo assim, parem as máquinas! Parem tudo! É preciso comunicar à Vogue Paris, às várias revistas, sites e jornais estrangeiros que eles estão ultrapassados.”

A frase acima, irônica e perspicaz, faz parte do post mais recente publicado pelo  connoisseur de moda Marco Sabino, em seu site.

Eu também havia reparado neste novo cacoete dos fashionistas: dizer que as tendências foram abolidas da face da terra por causa do fast fashion, do culto às celebridades, da liberdade de estilo e tals. Humhum…então tá…vamos esquecer o fato de que a indústria da moda é altamente organizada, vamos anarquizar tudo e salve-se quem puder! Afinal, esta afirmação soa tão cool, inteligente e antenada!

Esta semana a coluna Toda Moda, do Alcino Leite Neto, na Folha de SP, noticiou que a Iódice e a M.Officer vão abrir lojas que funcionarão de acordo com o tal sistema fast fashion popularizado pela Zara: roupa barata, para consumo rápido.

Se a “inflação” fashion continuar neste ritmo, daqui a pouco vamos ter roupas com prazo de validade de, no máximo, uma semana. Elas serão confeccionadas em material biodegradável e depois de vestí-las por algumas horas, iremos ouvir uma gravação dizendo, como nos filmes do espião 007: “estas roupas se autodestruirão em 5 segundos”. Daí, é só correr para a loja mais próxima! Que tal?

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Voltando ao site do Marco Sabino, esta edição tem muitas outras coisas interessantes como a camiseta inspirada na polêmica entre Hugo Chavez e o Rei da Espanha (Y POR QUÉ NO TE CALLAS?), novidades da moda masculina, a eleição dos homens mais sexies da revista People e mais. Espia lá!