Quando era criança, aprendi a fazer bordados em ponto-cruz usando um tecido chamado vagonite, que tornava a tarefa facílima. Depois me desinteressei pela prática, mas nunca deixei de apreciar este tipo de trabalho manual. A delicadeza dos enxovais da minha mãe, por exemplo, com lençóis e toalhas de linho bordados à mão, sempre me fascinaram. É bem verdade que eu cheguei a usar algumas toalhas de chá como pareô, mas isso é outra história!
Tempos depois, descobri que o bordado também podia ser usado na arte, em obras como as do Leonilson (acima, a obra The Bread) ou do Arthur Bispo do Rosário (foto abaixo). E percebi que o seu significado podia mudar totalmente, a angústia podia tomar o lugar da doçura, as questões existenciais podiam prevalecer às decorativas. O bordado podia servir não só para adornar a toalha de mesa, mas também criar o manto de “encontrar com Deus”, como queria Bispo do Rosário.
O ato de bordar, ligado ao de tecer, parece ser uma atividade ancestral. Fico me perguntando se seria tipicamente humana e quais as questões simbólicas envolvidas ali. Mas não quero me estender demais na filosofia.
Veja, aqui, alguns outros artistas que se utilizam da técnica.
Tilleke Schwarz, artista holandesa
Wagner Pinto, artista gaúcho radicado em SP.
Jenny Hart, norte-americana do Texas que cria painéis com retratos de celebridades ou anônimos.
Além disso, Jenny Hart é responsável pelo Sublime Stitching, site que revitalizou o mundo dos bordados, oferecendo desenhos fofitos, descolados e acessíveis. Uma cartela com motivos criados pelo ilustrador Kurt Halsey, exclusivamente para a Sublime Stiching, como a que você vê abaixo, custa só 3 dólares. O site tem também bordados temáticos com unicórnios, pin-ups, diabos, etc. Vale a pena conhecer.
post inspirado pelo Radar 55