Em 1999, fui “cobrir” um evento de moda em Toronto, no Canadá. Numa horinha de folga, sai para fazer compras e ao passar pelo caixa de uma loja, me ofereceram uma sacola de pano, por uns módicos 5 dólares. Foi a primeira vez que tomei contato com uma atitude ecológica num estabelecimento comercial.
Oito anos se passaram e, aqui no Brasil, nunca vi ninguém usando uma sacola de lona num mercado ou loja. Mesmo com o crescimento da consciência ecológica, parece que as pessoas ainda têm dificuldade de assimilar pequenas mudanças no seu dia-a-dia, capazes de beneficiar o meio-ambiente.
Recentemente, em Londres, a designer de acessórios Anya Hindmarch, conhecida por suas bolsas de 1.500 dólares, lançou uma edição limitada de sacolas de algodão, com a frase “I’m not a plastic bag” estampada, por 15 dólares. Foi um enorme sucesso.
Em Hong Kong e Taiwan, onde também aconteceram lançamentos, chegou a haver tumulto. Algumas pessoas se feriram e um shopping center teve que ser fechado.
Hoje é a vez de Nova York receber as cobiçadas sacolas de pano. Parece que o apelo da peça vem da sua tiragem limitada. Ela é vendida apenas em um dia, com limite de 3 unidades por pessoa, até acabarem os estoques. Veja o que a designer diz a respeito:
“To create awareness you have to create scarcity by producing a limited edition,” she said. “I hate the idea of making the environment trendy, but you need to make it cool and then it becomes a habit.” Anya Hindmarch
Leia mais sobre o assunto no NY Times.
Foto acima: Lars Klove/NY Times