Eu já tinha cantado a bola no post do dia 18/10: os nerds estão na moda. A revista americana NYLON (uma das poucas publicações para adolescentes que não os trata como idiotas) confirma a idéia ao publicar este mês um editorial de moda intitulado “GEEK LOVE”.
Aliás, este título faz uma referência ao livro homônimo, publicado em 1983 pela escritora americana Katherine Dunn. A obra, que mistura suspense, terror e humor negro, foi indicada para o National Book Award, e não é uma leitura das mais fáceis. A história gira em torno do casal Binewski, que produzia filhos defeituosos voluntariamente, para integrar o elenco do seu Circo de Horrores itinerante. De acordo com o crítico Michael Abernethy, a obra é “revoltante, trágica, bizarra, chocante e extraordinariamente tocante”, mas “o intuito da autora não é simplesmente revoltar os leitores, ela examina a natureza humana e os relacionamentos de um ponto de vista alternativo, questionando as percepções sobre o que é o amor e o que é normal”.
No Brasil, o livro foi publicado pela Editora Rocco, em 1994, com o título “Amor de Monstro”. Acho que vai ser difícil achar um exemplar.
A ilustração acima é do site Geek Culture.
Abaixo, a capa do livro “Geek Love”.